Para se ter uma dimensão do tamanho desta eleição, mais de 9 mil pessoas registraram suas candidaturas no TSE, buscando uma vaga nas Câmaras Municipais do litoral ao sertão.
Na maioria dos casos, as disputas pelos mandatos de Vereador são decididas por margens mínimas, mas existem candidatos que se destacam e que conseguem se eleger com votações expressivas, indo além em alguns casos, ao atingir recordes históricos,
Nessa matéria nós iremos apresentar os 15 Vereadores eleitos, que tiveram as melhores votações proporcionais da Paraíba.
Roberta de Dada – Imaculada: Roberlania Alves Trindade Lustosa, mais conhecida pelo apelido de Roberta de Dada foi a campeão de votos em Imaculada.
Casada com ex-Prefeito Dada Lustosa, Roberta teve 1.207 votos, o que equivale a 16,86% dentre os 20 candidatos que disputaram às 9 vagas disponíveis.
Roberta também voltará a ser Primeira-Dama, pois Dada venceu o pleito e vai para o seu terceiro mandato como Prefeito.
Adriana de Nemias – São José de Princesa: Adriana Elisabete Pereira de Sá, é um nome famoso na política de São José de Princesa.
Vice-Prefeita entre 2005 e 2009, Adriana irá para o quinto mandato seguido na Câmara Municipal, após atingir 441 votos (16,62%).
Felipy Pinto – Frei Martinho: Filho do ex-Vereador João Pinto, Felipy está caminhando para um quarto mandato como Vereador.
Pinto é um dos recordistas da nossa matéria sendo eleito com 21,42% dos votos válidos, o que é 7% acima do candidato a Prefeito que ficou na segunda colocação.
Júnior do Cambito – Triunfo: Francisco Júnior Fernandes de Almeida, mais conhecido como Júnior do Cambito, se tornou Vereador em sua primeira disputa política.
Eleito com 1309 votos, o que equivale a 21% dos números totais, Júnior se coloca entre os cinco primeiros da nossa lista.
Cabo Sula – Monte Horebe: Márcio José Nogueira, conhecido como Cabo Sula é o recordista de votos proporcionais na Paraíba.
Atual Presidente da Câmara de Monte Horebe, Sula vai para o seu quinto mandato como Vereador, após atingir 24,97% dos votos.
Nogueira também conseguiu outra importante vitória nesta eleição, pois a sua filha, Milena, foi eleita Prefeita em sua estreia na política.
Miguel Neto – Marizópolis: A carreira política de Miguel Neto começou em 2016, quando ficou na segunda colocação na disputa pela Prefeitura de Marizópolis.
Após ser eleito Vereador no pleito de 2020, Neto que é o atual Presidente da Câmara de Vereadores, foi reeleito ao alcançar 17,42% dos votos válidos.
Moisés Marques – Alcantil: Moisés Marques se tornou Vereador em sua primeira eleição, no ano de 2016.
Após não disputar a reeleição em 2020, Marques se tornou o Vereador mais votado da história de Alcantil, ao atingir 653 votos (14,77%), dos números totais.
Marcelo Farias – Gurjão: Vereador no terceiro mandato, Farias é o atual Presidente da Câmara de Gurjão.
A vitória em sua quarta eleição, foi bastante expressiva, sendo reeleito com 15,27% dos votos válidos.
Shilielson – Malta: Shilielson Salviano Medeiros foi o candidato mais votado na cidade de Malta, em sua estreia política.
Apoiado por Naedy Rosa, Shilielson atingiu 21,22% dos votos válidos, o que dá ao estreante, a terceira maior votação proporcional da Paraíba
Flavio Missias – Amparo: A cidade de Amparo conseguiu colocar dois Vereadores dentre os 15 mais bem votados do Estado.
Flavio Caetano Feitoza, foi Vereador pela primeira vez entre 2005 e 2012, Vice-Prefeito entre 2013 e 2020 e está se encaminhando para mais dois mandatos na Câmara Municipal.
O atual Presidente da Câmara foi reeleito com 16,62% dos votos, ficando na segunda colocação, dentre os 9 vencedores.
Siclaudia Maciel – Amparo: A primeira colocada na única cidade com dois representantes na nossa lista é Siclaudia Maciel.
A Vereadora que irá para o seu segundo mandato, se reelegeu ao atingir 440 votos (18,46%), se tornando a Vereadora mais votada da história de Amparo.
Mardônio Ferreira – Poço Dantas: A trajetória política de Mardônio começou no pleito de 2008, quando ficou na suplência para uma das vagas para a Câmara Munipal.
Eleito Vereador em 2012, Ferreira foi alçado a Vice-Prefeito na chapa do Prefeito Dedé de Zé Cândido que foi reeleito em 2016. Na sucessão de Dedé, o escolhido foi o ex-Prefeito Itamar Moreira, que decidiu manter Mardônio no cargo de Vice.
Após o segundo mandato como Vice-Prefeito, Mardônio retornou a Câmara com 639 votos (19,25%), o que o colocou como Vereador mais votado da história de Poço Dantas.
Major Fernando – Cacimba de Areia: O Major Fernando Júnior Alves Ferreira conseguiu uma votação bastante expressiva em sua primeira eleição.
O militar foi eleito com 640 votos (17,02%) dos números totais, se tornando um dos principais aliados do Prefeito Heitor Campos.
Tião Domingos – Curral Velho: Sebastião Domingos Florentino é o recordista de mandatos, dentre os 15 eleitos citados na matéria.
Eleito pela primeira vez em 1988, Tião caminha para o seu décimo mandato na Câmara Municipal, sendo a quinta vez na qual foi o Vereador mais votado, ao atingir 15,94% dos votos válidos.
João de Cazuza – Santana de Mangueira: João Batista de Souza, mais conhecido como João de Cazuza, é um Vereador de primeiro mandato, que conseguiu se reeleger com uma votação bastante expressiva.
Cazuza teve 592 votos (16,26%) dos números totais, o que o coloca como um dos recordistas na história de Santana de Mangueira.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário