Eis um professor, mestre, ex-aluno da rede estadual, diretor, gerente, secretário, pai. Um gestor público de mão cheia. O que poderíamos falar da educação paraibana a alguns anos atrás? Um estado que não tinha uma política pública consistente para a educação estadual. É a partir daí que surge um técnico, professor da rede, servidor de carreira, que adentrou pela porta da frente através de concurso público.
Estamos falando do professor e ex-secretário Executivo de Educação da Paraíba, Gabriel Gomes. Este jovem e promissor gestor, conduziu todo o processo de expansão das escolas integrais, em 2016, tirando o estado das pífias 8 escolas deste tipo e elevando ao patamar de 302 escolas integrais em 2022, sendo mais da metade delas ofertando ensino técnico e fazendo com que todos os municípios da Paraíba tenham pelo menos uma escola integral.
Universalizando assim o acesso a esta modalidade de ensino e tornando a Paraíba o primeiro estado do Brasil a realizar este feito, transformando a Paraíba no segundo estado do país em número proporcional de estudantes a fazerem o ensino médio em tempo integral.
Mas podemos pensar assim: a política pública de educação estadual não é apenas para as escolas estaduais, pois também temos as escolas municipais? Sim! Ele também pensou nisso! Em 2020/2021, o então Secretário Gabriel constituiu o Regime de Colaboração entre o estado da Paraíba e seus municípios, o Integra PB. O programa lançado pelo Governador João Azevedo, busca garantir a alfabetização na idade certa e conta com a participação de 222 dos 223 municípios de nosso estado, que são acompanhados em gestão continuada, formação para gestores e professores, avaliações de aprendizagem, apoio para implantação de escolas integrais dentre outros benefícios. Além disso, a pedido do governador João Azevedo idealizou o programa Paraíba Primeira Infância, que está implantando 213 creches na maioria dos municípios do estado e vai proporcionar ainda mais acesso e educação de qualidade ao povo paraibano. Sem falar dos 85 milhões em convênios e mais de 100 ônibus entregues aos municípios paraibanos nessa parceria entre estado e municípios.
Mas você ainda pode questionar: e o acesso às universidades? Melhorou? Criador do Desafio Nota 1000, que é o maior programa brasileiro de apoio à produção de redação para estudantes da rede pública, que proporcionou conjuntamente com outras ações pedagógicas, a aprovação de mais de 7000 estudantes do ensino médio da rede estadual em uma única edição do ENEM/SISU.
E o IDEB?
Com o terceiro maior crescimento de proficiência do Brasil na última edição da avaliação, sob sua gestão pedagógica, a média do IDEB da Paraíba obteve o maior crescimento da história, pois cresceu mais do que todas as edições anteriores do exame, passando a 3,8 no Ensino Médio.
Portanto, diante desta trajetória é incontestável a importância da sua contribuição para a educação paraibana. Seu papel não apenas como professor, mas também como gestor ficará marcado, pois é certo que existe uma educação pública da Paraíba antes e depois de Gabriel Gomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário