Elizabete Araújo, secretária executiva de Gestão Pedagógica da SEE-PB, esclareceu que a iniciativa não é apenas um teste, mas uma ferramenta estratégica. “A Avaliação Diagnóstica Formativa, em andamento entre 15 e 18 de agosto, nos permitirá entender a atual situação do processo de aprendizagem de nossos estudantes e organizar as escolas com base nesse diagnóstico", disse. Ela também ressaltou a importância da avaliação como preparativo para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontece em outubro e novembro.
O foco principal do diagnóstico é identificar os desafios enfrentados pelos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A intenção é aprofundar o entendimento do nível acadêmico dos alunos nesses componentes curriculares. Ainda para Elizabete, o Siave não é meramente um instrumento avaliativo, uma vez que seu objetivo maior é impulsionar uma educação de excelência para todos os estudantes paraibanos, formando cidadãos conscientes e proativos. A avaliação busca também estabelecer um monitoramento contínuo dos dados educacionais, fundamentando a evolução do processo de aprendizagem.
O CEEEA Sesquicentenário, em João Pessoa, é uma das escolas que está aplicando a prova e o coordenador Rafael Marques destacou o comprometimento dos alunos. "Eles estão cientes da relevância desta avaliação e confiantes nos resultados. Os docentes se mobilizaram para orientar os estudantes sobre a importância deste momento”, explicou. Já o estudante do 3º ano, João Maia, que realizou a prova de Língua Portuguesa na terça-feira, compartilhou como foi a experiência aluno-avaliação. “A prova foi adequada ao nosso currículo. Embora tenha sido fácil para mim, reconheço seu valor para identificar áreas de melhoria no nosso aprendizado”, afirmou.
Siave – Instituído pela SEE neste mês de agosto, o sistema irá se transformar em um instrumento que apoia a construção contínua de um ensino de qualidade para todos os estudantes paraibanos, de forma a torná-los cidadãos plenos, assim como criar uma cultura de acompanhamento permanente dos dados educacionais, como subsídio para a melhoria da aprendizagem dos estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário