Nesta sexta-feira ( 11), de junho foi concluída a primeira etapa do Curso de Capacitação para Agricultores que trabalham com a prática da Apicultura no município, de Frei Martinho.
Ao todo estão sendo capacitados todos os apicultores e a qualificação vai beneficiar diretamente, trinta famílias. O curso de capacitação é promovido pela prefeitura de Frei Martinho, em parceria com a Seafds e ministrado pelos técnicos da Empaer. O curso orienta sobre o manejo correto com a prática de apiário e todo beneficiamento do arranjo produtivo da apicultura.
O encerramento desta primeira parte do curso contou com a presença do Secretário Executivo de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Jonildo Cavalcanti, do Prefeiro Tião Pinto, do Secretário de Agricultura do municipio Renaildo Dantas e do Professor Antonio de Pádua Sobrinho.
"A criação de abelhas e a comercialização de seus produtos, tem se tornado uma fonte de renda devido às inúmeras aplicações que podem ser feitas com o mel e seus subprodutos . Além disso, a atividade apresenta baixo custo de investimento na implantação, e rápido retorno financeiro," foi o que disse o articulador desta capacitação Antônio de Pádua Sobrinho que aproveita para agradecer aos demais associados apicultores e também aos parceiros para concretização do curso.
De acordo com o Secretário de Agricultura do município, Renaíldo Dantas, o curso terá duração de dois meses em 2 etapas, sendo distribuídos em 8 aulas on-line teóricas que foram encerradas e práticas, divididas em grupos, atendendo as normas sanitárias estabelecidas nos decretos estadual e municipal." Já estamos planejando a realização dessas práticas e em breve serão iniciadas. " Disse
Às aulas estão sendo ministradas por Domicio da (Empaer), Empresa de Pesquisa Extensão Rural e Regularização Fundiária, com mediação de Antonio de Pádua Sobrinho.
"A produção no município de Frei Martinho, gira em torno de seiscentos quilos de mel por ano, nós vamos trabalhar para aumentar essa prática e gerar renda para todas as famílias que vivem e trabalham na atividade da apicultura" Disse o prefeito, Tião Pinto
Para o secretário executivo da Seafds, Jonildo Cavalcanti, o curso mostra sua importância, especialmente por se tratar de uma atividade que, com um bom planejamento, vai contribuir para o aumento na produção e produtividade desse importante arranjo produtivo.
"Vejo que o curso de capacitação, será extremamente válido para vocês que trabalham com a apicultura. Nós vamos estar juntos para contribuir com a assistência técnica da nossa Empaer e também dos nossos técnicos da Seafds, sei que a produção, após a capacitação dos agentes apicultores, será de grande importância para quem trabalha com essa atividade. Os conhecimentos adquiridos vão, com certeza, trazer benefícios, qualidade na produção e tudo isso, gera mais renda para todos vocês. Acredito que sejam esses benefícios que vocês almejam e nós estamos aqui para contribuir," Disse Jonildo Cavalcanti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário