Uma falha no sistema de compras online do
Carrefour chegou a gerar descontos de mais de 80% em produtos. Máquina de
lavar, TV LED e Smartphones foram alguns dos produtos vendidos abaixo do preço
no site do Carrefour, após a plataforma apresentar problemas na manhã de hoje.
Uma máquina de lavar de R$ 2.449 estava custando R$ 419,90 com o erro, por
exemplo. A situação, confirmada pela rede francesa ao UOL, ocorreu entre a
noite de ontem e madrugada de hoje no Brasil.
Funcionários da empresa trabalham
internamente para identificar o problema e saber o que pode ter ocorrido. A
marca avalia se vai estornar as compras, cancelar os pedidos ou recorrer a
outra solução aos clientes que adquiriram produtos durante o período do bug. A
falha fez o Carrefour aparecer nos trends topics do Twitter na manhã de hoje
(veja abaixo). O atendente Thiago Salles, 22 anos, acordou às 6h e, ao conferir
as redes sociais, deparou-se com mensagens de outras pessoas em um grupo
relatando os preços baixos no site do Carrefour. Ele não pensou duas vezes:
comprou um celular Motorola G30 e uma máquina de lavar 16 kg. O desconto para o
aparelho telefônico era de R$ 1899,10 e o preço final apresentado por R$
419,90. Já a lavadora de roupas também tinha um abatimento generoso de R$
1494,78 e era ofertada por R$ 389.90. Salles mora com a família e a máquina de
lavar está com um defeito e, por isso, a nova compra resolveria um problema.
Porém, às 9h20 as aquisições foram canceladas.
"Fiquei um pouco ansioso quando fiz o
pedido, sabia que poderia ser cancelado a qualquer momento. Mas daí lembrei
quando deu erro na Magalu em 2019 e os pedidos foram entregues", explicou
o jovem ao UOL. Após pagar pelos dois produtos, o atendente também tentou fazer
outras compras - dois televisores de 43 e 55 polegadas e outros dois celulares.
Porém, a compra acabou não sendo finalizada. Já a estudante Rafaela Borin
Barreto, 22 anos, mora no Mato Grosso e foi acordada às 5h por um telefonema de
uma prima, que avisava dos descontos. Ela não perdeu tempo e comprou duas
geladeiras, uma máquina de lavar e secar roupas e uma televisão 65 polegadas,
contou a jovem ao UOL.
Passado das 9h, as compras foram canceladas e
os valores estornados no cartão de crédito. "Eu imaginei que poderia
acontecer, sim. Na verdade, depois que realizei as compras fui ver a avaliação
da loja do Carrefour online no Reclame Aqui e dei uma lida em alguns
comentários das pessoas nas redes sociais. Havia muitas reclamações sobre
pedidos que foram cancelados e que demoraram meses para serem estornados, isso
fora do bug", conta a estudante. A prima e a irmã de Rafaela também fizeram
compras, que também foram canceladas. Porém, ainda não houve o ressarcimento,
já que pagaram por boleto. "Estou preocupada com minha irmã que efetuou a
compra por boleto.
Ela está até agora (17h de hoje) sem nenhuma
informação sobre o motivo do pedido ser cancelado e muito menos se e quando
será estornado." O Carrefour é obrigado a manter o preço com desconto? A
marca foi notificada hoje pelo Procon de São Paulo para esclarecimentos.
"É uma providência nossa para que se explique o que aconteceu, se foi
instabilidade no sistema, quantas vendas foram realizadas no período, quais
descontos foram praticados. Vamos entender o cenário, vamos notificar para
pedir esclarecimentos sobre isso", afirma o chefe de gabinete do órgão,
Guilherme Farid.
O Procon deve avaliar ainda se os preços
precisam ser mantidos ou não pelo Carrefour para os clientes que fizeram
compras durante o bug - isso depende se o órgão entender que, de fato, houve
uma falha grande no sistema de vendas. "Se, de fato, constatar que foi um
erro grosseiro do sistema em que produtos de alto valor estão sendo vendidos de
'graça', por um valor muito pequeno, de fato não dá para exigir do
estabelecimento o cumprimento forçado da oferta. Por exemplo, uma máquina de
lavar que está sendo vendida por R$ 10. Então aí a gente percebe que houve erro.
A gente sabe que erros ocorrem e nesse caso não dá para se aproveitar de um erro quanto uma oferta publicada indevidamente", declara Farid. Por outro lado, caso se identifique que o desconto foi "razoável", a marca terá que manter os valores. "(Neste caso) a empresa permitiu ao consumidor finalizar a compra, clicar no botão, comprar e finalizar a compra. Aí sim o estabelecimento é obrigado a cumprir a oferta", diz Farid.
O representante do Procon-SP salienta que a
avaliação vai depender do "bom senso". "Será analisado se o erro
ou bug provocou um erro grosseiro ou não, ou se provocou um desconto que
normalmente é dado pela empresa de modo que o consumidor não conseguiu
desconfiar de que aquilo se tratava de um erro", finaliza. O Carrefour tem
até a próxima quarta-feira (7) para responder a notificação do Procon. Em nota,
a empresa pediu desculpas: "É 1º de abril, mas não foi brincadeira. O site
do Carrefour Brasil apresentou problemas na madrugada desta quinta-feira e
pedimos desculpas aos nossos clientes pelos transtornos. A empresa está
entrando em contato diretamente com todos os clientes para seguir com os
próximos passos", salientou a marca francesa.
Fonte:UOL
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