Portal Picuí Hoje com Assessoria
Através do Projeto de Lei (PL) nº 1.281, de 2019, do deputado estadual Buba Germano (PSB), a barragem Boqueirão do Japi, localizada no município de Cuité, Curimataú paraibano, passa a ser denominada de Pedro Simões Pimenta. A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (17), por unanimidade, pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Construída pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, as primeiras escavações foram iniciadas no ano de 2014. A construção sofreu várias paradas em virtude de encontros de sítios arqueológicos na área e readequações do projeto inicial. Com capacidade para armazenar em torno de 40 milhões de metros cúbicos de água, a obra é orçada em R$ 60 milhões.
Fruto de uma luta iniciada pela então deputada estadual Gilma Germano (PSB), a barragem Pedro Simões Pimenta deverá abastecer as cidades de Cuité e Nova Floresta, e ainda terá capacidade para dar suporte às cidades de Barra de Santa Rosa e Damião. Após o mandato de Gilma, o deputado Buba Germano continuou lutando para que a obra não parasse e fosse concluída para garantir a segurança hídrica da região.
Ao apresentar o PL que deu nome ao reservatório, Buba destacou a história do homenageado, que, entre tantas funções, foi prefeito de Cuité entre os anos de 1951 e 1955, e a sua referência de simplicidade, humildade, luta e trabalho pelo município. O parlamentar ainda lembrou que foi ele o idealizador do fechamento do boqueirão e construtor da primeira barragem no local.
“Cada homenagem prestada imortaliza suas ações, retratando o espírito de gratidão por tudo que ele representou e permanece acesa na memória da região. O modo de vida e sua atuação exemplar de homem público, pai, marido, amigo e companheiro, justificam esta homenagem”, pontuou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário